By admin | 15.08.2019
Realidade aumentada e a publicidade
A realidade aumentada já é uma tecnologia antiga, mas que vem ganhando à atenção dos produtores midiáticos há pouco tempo, e veio para ficar, graças aos avanços da ferramenta e do fácil acesso aos requisitos mínimos que o público precisa para utilizar a tecnologia. Ela une o espaço físico ao virtual, tornando a publicidade muito mais dinâmica e oferecendo uma gama de oportunidades para as marcas fazerem publicidade, já que é uma ferramenta versátil.
E por ainda ser uma novidade, apenas uma minoria das empresas a utilizam, o que também a torna um diferencial competitivo.
Quando pensamos em realidade aumentada, geralmente vem à mente os aplicativos mobiles que foram feitos para executar esse tipo de conteúdo, mas vai muito além; o próprio Facebook vem experimentando essa tecnologia nas mídias focando em publicidade, a ideia é bem simples: uma ferramenta que permita que as empresas usem a A.R para que os usuários experimentem os produtos que se interessarem antes de comprar pela internet. Esses anúncios aparecem nos feeds de notícias juntamente com a publicidade tradicional, mas disponibilizando um botão para teste virtual, recurso que já vem sendo usado por grandes marcas em aplicativos mobiles. – E falando em Facebook, você já segue a Defoco? Acompanhe nossos jobs e novidades clicando aqui.
O efeito imersivo da realidade aumentada na publicidade, seja pela experimentação virtual dos produtos, informações extras ou entretenimento, dada pela interatividade e personalização dos anúncios tridimensionais, cativam o público e ajudam na fixação da marca sobre os usuários, sendo assim, a realidade aumentada se torna um complemento valioso para a publicidade, tornando-a muito mais ampla, forte e alinhada com as tendências do mercado, sendo uma excelente oportunidade para promover e atribuir valores a produtos, além de encorajar as compras via internet, permitindo que as pessoas provem os produtos instantaneamente.
Mas existem também outras maneiras de utilizar a A.R na publicidade:
Realidade aumentada ao ar livre
A realidade aumentada não se restringe apenas aos dispositivos móveis e aplicativos, ela pode ser utilizada em telas gigantes ao ar livre para promover o lançamento de produtos, por exemplo, geralmente voltadas ao grande público que transita no local, induzindo-os a interagir com a campanha e desenvolvendo vínculo emocional entre as pessoas e a marca.
Embalagem A.R inteligente
Outro fator que a realidade aumentada possibilita é o de transformar uma embalagem em uma ferramenta ainda mais poderosa para a publicidade. Quando escaneada a embalagem pelo aplicativo do celular, a marca pode disponibilizar diversos conteúdos, como jogos, histórias, filmes, experimentos e informações extras, isso cria fidelidade à marca e oferece utilidade adicional para as embalagens.
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Anúncio hiperlocal
As marcas podem criar aplicativos de realidade virtual utilizando o GPS para substituir o Google Maps, fornecendo informações relevantes aos usuários e podendo levá-los diretamente para a prateleira com seus produtos.
Mídia impressa
A realidade aumentada foi um trunfo para os impressos que puderam se reinventar misturando as informações físicas com as digitais. Em revistas e jornais, por exemplo, utilizando um aplicativo referente à marca, o leitor pode escanear o impresso pelo celular e encontrar outras fontes sobre o assunto na internet como complemento para a mídia impressa, assistir entrevistas desenvolvidas pela própria corporação e acesso a uma infinidade de conteúdos adicionais.
Grandes marcas estão obtendo resultados satisfatórios relacionados as vendas e interações, utilizando os recursos da realidade aumentada. Vale dizer que o preço para esse tipo de serviço é acessível para empresas de pequeno e médio porte, oferecendo possibilidades infinitas para criação de campanhas, com a vantagem de facilitar a conexão emocional entre o cliente e a empresa, aumentando a força da marca e consequentemente as vendas. Mas embora poderosa, a realidade aumentada é apenas mais uma das ferramentas voltadas ao marketing, fazendo parte de um conjunto de várias outras expertises relacionadas a estratégia publicitária.
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